A literatura desempenha uma função essencial durante o desenvolvimento intelectual-social do ser humano. Além de aprimorar o conhecimento específico na área em que se propõe, também auxilia secundariamente em outras habilidades, tais como: a escrita; comunicação; argumentação; aumento da capacidade de imaginação, criatividade e comunicação. Posteriormente ao período de aprendizagem do aluno, é importante incentivá-lo a ler textos que estejam em conformidade com sua faixa etária, porquanto isso propicia sua autonomia em questionar e fornecer sua opinião e, por conseguinte, traduz-se numa importante estratégia para o processo de aprendizagem. Ou seja, a literatura deve ser reconhecida pela instituição de ensino como um instrumento de aprendizagem interligado a outras áreas do conhecimento e não tão somente como uma disciplina curricular. A importância da literatura no desenvolvimento educacional Como já mencionado, a disciplina de literatura nas escolas estimula o indivíduo, desde a infância, em todas as suas dimensões. Nesse sentido, é importante destacar que o simples ato de ler também estimula a função cognitiva do leitor. Além do mais, o incentivo a leitura desde os anos iniciais e de acordo com a faixa etária, ajudará o estudante a formular questionamentos por conta própria e raciocinar, bem como adquirir conhecimento através do texto indicado. Outro ponto que ressalta a importância dessa matéria é que o ato de ouvir ou ler histórias estimula o imaginário, que por si é um recurso pedagógico fundamental. O estímulo ao imaginário possibilita desenvolver a criticidade, criatividade e amplia as experiências vividas pelo discente. A literatura é a disciplina que estimulará a leitura dos estudantes desde a educação infantil até o ensino médio e, portanto, deve ser tida não apenas como uma disciplina por si só, mas também como uma forma de estratégia educacional Formas de instigar a literatura no ambiente escolar Ressignificação da leitura Visando a valorização da leitura e, por conseguinte, da literatura nas escolas, é importante que os professores e alunos concebam o hábito de ler como um momento de lazer. Isto é, faz-se importante valorizar a própria experiência dos alunos com livros. Um fator que pode auxiliar nesta tarefa, por exemplo, é trabalhar uma diversidade maior de gêneros literários e artísticos. Também podem ser consideradas obras contemporâneas preferidas entre a faixa etária trabalhada em termos comparativos com obras clássicas, tendo em vista seus diferentes contextos, discursos, direcionamentos e orientações estéticas. Dessa forma, fomenta-se o interesse dos jovens pelas obras eruditas. Em termos gerais, é importante que, de alguma forma, o aluno se conecte com as obras apresentadas e desenvolva o interesse no hábito da leitura. Organização da experiência literária Seja a disciplina trabalhada durante o ensino infantil, ensino fundamental ou ensino médio, o primeiro passo para organização da matéria é a disponibilização de um espaço adequado para desenvolvimento do aluno-leitor. Nesse sentido, o espaço da biblioteca é peça central para essa função. Todavia, caso isso não seja possível, o próprio educador poderá criar este espaço dentro da sala de aula. Em seguida, além do próprio espaço físico, atividades também podem incentivar o hábito de leitura nos estudantes. Seguem alguns exemplos: visitas a feiras de livros, participação em eventos literários, criação de um sarau escolar, presença de escritores em sala de aula. Essas atividades podem auxiliar na vinculação da leitura como uma prática de lazer prazerosa. Ferramentas tecnológicas A introdução das tecnologias no cotidiano brasileiro já é uma realidade. Por este motivo a tecnologia também está adentrando e até modificando a forma pela qual entendemos a educação. Da mesma forma pela qual a utilização de obras contemporâneas pelos alunos auxilia na identificação destes com a literatura, a inserção de tecnologia nas salas de aula podem ser grandes aliadas, propiciando essa conexão entre leitor-obra. Nesse sentido, podem ser escolhidos tablets, programas, filmes e até mesmo livros digitais. Colégio Apicys O Colégio Apicys é uma instituição de ensino respeitada, que atua na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio em Bragança Paulista. Além de ser referência no seguimento educacional, busca promover uma educação de qualidade para todos os alunos. Isso é evidenciado por sua ampla estrutura e equipe profissional capacitada. Se você reside em Bragança Paulista ou região, venha conhecer nosso trabalho!
secretaria@colegioapicys.com.br
(11) 4035-0003
(11) 96909-9903
Segunda a Sexta
Das 07h00 às 18h00
Av. Francisca de Paula Pereira, 88
Jardim São Lourenço
Bragança Paulista - SP