O AMOR é um sentimento com poder – afinal, trata-se de algo não palpável, mas sentido, no fundo de um coração ou no mais profundo da alma.
Cuidados com a natureza, com um animal de estimação, amor de irmãos, de pai e mãe, tudo se caracteriza AMOR. Então, por que não AMOR EM EDUCAR?
Conhecimento é um ato de amor, pois quando educamos envoltos desse sentimento, estamos trabalhando seres humanos que se tornarão cada vez melhores.
Mas afinal, por que estamos falando de amor? Porque o ambiente escolar carece de afeto para se tornar cada vez mais inclusivo e fraterno.
Continue lendo e saiba mais.
Pedagogia do AMOR
A pedagogia do amor resgata a ideia de agirmos baseados nesse sentimento. Decerto, o mundo seria outro, não é mesmo?
O amor ajuda a transformar vidas, logo, em ambiente escolar, ele auxilia no desenvolvimento das crianças, gerando empatia e inclusão.
O sentimento em questão é capaz de curar feridas e superar desafios, o que envolve os profissionais e os alunos em busca de uma solidez que pode melhorar relações para além da sala de aula.
Educar é um ato de amor
Estamos vivendo épocas de grandes mudanças em todo o território global – afinal, tudo está em construção e tudo pode mudar em questão de segundos.
Pensando nisso, o que pode nos amparar e não pode ser considerado um tempo perdido? Conhecimento. Isso mesmo, o conhecimento é atemporal e faz morada em nossa mente por tempo indeterminado, fazendo-nos seres humanos mais capazes.
Quando somos educados envoltos de amor, o conhecimento é enraizado de maneira muito mais saudável, gerando outros valores, como amor ao próximo, respeito às diferenças, empatia e inclusão.
O amor transcende a escola
É preciso pensar que, a partir do momento que a criança é educada com amor, ela transcende esse sentimento e o leva para casa, demonstrando-o a sua família a amigos.
Ademais, seu crescimento será envolto do sentimento para com outras pessoas.
O amor representa laços, afeto e cuidado por uma pessoa. É através dele que podemos passar por experiências boas e repassá-las adiante. Já a falta de amor pode gerar experiências traumáticas.
Um ambiente estudantil com afeição afeta diretamente na autoestima, relacionamento, disposição, bom humor e respeito.
Além de causar bem-estar na vida dos alunos, reflete positivamente no dia-a-dia dos professores e profissionais que atuam dentro do cenário escolar.
O ato de amor é essencial na educação infantil, pois a partir de ações envoltas no sentimento é possível desenvolver seres mais humanos, capazes de apresentar empatia e respeito a todos em sua volta.