O Projeto de Vida na escola é um dos componentes curriculares do Novo Ensino Médio, estabelecido pela Lei n.º 13.415/2017, de acordo com as diretrizes e as bases da educação nacional, que define no artigo 3º § 7º que:
“Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu Projeto de Vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais”.
A BNCC também define o Projeto de Vida como um dos pilares que devem ser trabalhados em todas as etapas da educação e priorizadas no Novo Ensino Médio, visto que os estudantes estão mais próximos da vida profissional.
Trabalho e Projeto de Vida” compõem a competência de número 6 da Base, que diz:
“Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu Projeto de Vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.
Desse modo, as escolas precisam de estratégias e metodologias adequadas para trabalhar o Projeto de Vida em sala de aula, como ponto chave para o desenvolvimento integral dos estudantes na Educação básica.
Pensando nisso, o SAE Digital lança o seu Projeto de Vida em parceria com o Portal Inteligência Jovem (PIJ), da Escola da Inteligência, programa de educação socioemocional idealizado pelo Dr. Augusto Cury, a fim de trabalhar de maneira efetiva a demanda do Novo Ensino Médio, pois entendemos que ela faz toda a diferença na formação dos alunos.
O objetivo dessa parceria é fazer com que os estudantes do Ensino Médio estejam preparados para os desafios da vida, nos âmbitos pessoal e profissional.