Afinal, o que é educação socioemocional?
A educação socioemocional tem como objetivo desenvolver a inteligência emocional das crianças e adolescentes, promovendo conhecimentos e ensinando a lidar com as situações, através de melhores decisões, por meio de sentimentos e emoções. Ela consiste em auxiliar os alunos a desenvolver o autoconhecimento, tomada de decisões e relacionamento social.
A educação socioemocional é um processo que considera o desenvolvimento dos aspectos sociais dos alunos. Trata-se de um tema que se tornou obrigatório na educação por meio da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Sabe-se que na prática, é um desafio incluir a educação socioemocional no currículo das escolas, por isso, o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) desenvolveu um currículo que promove um suporte ao pilar socioemocional nas instituições.
Como preparar os alunos?
A escola é um dos lugares mais essenciais na vida de uma criança, pois é dentro do convívio escolar que se tem a oportunidade de se relacionar e abrir o seu convívio social. Isso, por si só, já é muito importante para o desenvolvimento psíquico de um ser.
A família é um fator fundamental no desenvolvimento emocional do aluno, participando das tarefas diárias e auxiliando os mesmos em todas as fases, pois quanto mais houver dedicação a educação emocional, mais se terá participação na sociedade como um todo.
O trabalho em grupo é excelente para promover a participação dos alunos e, sem dúvidas, a presença da família ajuda a melhorar a autoestima, promovendo segurança e trazendo ao aluno a base emocional para o seu desenvolvimento. Em um ambiente mais solidário e colaborativo, os alunos geram muito mais conhecimento.
Socioemocional como metodologia de ensino
A educação socioemocional é necessária para a vida em sociedade. Ela nos faz aprender a trabalhar em equipe e prepara o ser humano para a vida, gerando ter empatia, possibilidades e competências.
Tanto nas escolas como nos lares brasileiros, é mais do que necessário que haja a possibilidade de implementar a educação socioemocional, visto que está no dia a dia a capacidade de tolerância e respeito.
A metodologia socioemocional engloba alunos, pais e educadores, os quais são envolvidos em lidar com comportamentos, tais como desafios diários. Uma possibilidade para a implementação da educação socioemocional na escola é colocar em prática nas salas de aula um trabalho que envolva habilidades.
Por meio de metodologias de ensino, é preciso trazer para a sala de aula um trabalho intenso, analítico e que estimule a comunicação, criatividade, habilidades e competências. A educação socioemocional tem o poder de ressignificar a tradicional postura do aluno, o encorajando a ser protagonista do seu processo de aprendizado.
Educação Socioemocional, o que é e como preparar os alunos?
A educação socioemocional faz parte de todas as etapas da educação básica – afinal, o aprendizado em sala de aula deve andar em sinergia com a rotina em família e outras tarefas escolares. É necessário que o aluno seja preparado psicologicamente para o mundo, através de uma metodologia que considere o desenvolvimento social e emocional.