Tornar o aluno responsável pela sua própria aprendizagem. Você sabe o que isso quer dizer? Este é o objetivo central de um método de ensino que acompanha os avanços tecnológicos e suas mudanças na sociedade. O futuro da educação agora também é aplicado no Colégio Ápicys: tratam-se das metodologias ativas.
Com o advento de novidades tecnológicas e a democratização do acesso a estas, a sociedade mudou de forma significativa seus comportamentos e estruturas, transformando principalmente a área da educação. A forma como o ser humano se posiciona hoje diante do conhecimento alterou as demandas dos métodos de aprendizagem, tornando cada vez mais necessária a aplicação das metodologias ativas.
Se antes o conhecimento era passado por conhecidos, e, a posteriori, por profissionais de instituições de ensino com seus livros e provas - entendido por metodologia passiva -, hoje a compreensão de um tema pode ser obtida com acesso à internet no computador ou smartphone mais próximo. Além de reduzir o tempo de procura, uma das grandes demandas da sociedade contemporânea, há um maior acesso à fontes diversas.
Podemos dizer então que a metodologia ativa é internet? A resposta é não, mas o acesso à rede é o grande aliado deste método. Isso porque a possibilidade de busca na internet dá mais liberdade e autonomia para o aluno ir atrás e avaliar os melhores resultados. E disso trata-se a metodologia ativa.
Enquanto na metodologia passiva o aluno assume uma posição de ouvinte, sem papel significativo na construção do conhecimento, na metodologia ativa compõe o papel do aluno a participação em atividades lúdicas que abrem espaço para a verbalização e tomadas de iniciativa que este deseje manifestar.
As metodologias ativas, assim, chegam à área da educação para preencher as lacunas do aprendizado, tornando-o mais estimulante. Visto como futuro da educação, são propostas alternativas à metodologia tradicional, uma vez que propõem uma pedagogia problematizadora que faz com que o aluno busque sua autonomia e significado em seus estudos.
Esta nova compreensão de ensino visa atender uma geração nativamente digital, que cresce em uma sociedade em que adolescentes possuem seus próprios smartphones e estão constantemente em contato com as tecnologias. Neste cenário, portanto, o ensino tradicional não é mais capaz de atender às novas necessidades geradas pela era tecnológica.
Quais são as mudanças
De fato, o século XXI mostra que o novo foco central da educação não está mais no indivíduo, mas sim no âmbito social, ideológico e político. A própria Base Nacional Curricular Comum (BNCC) expõe a necessidade de mudanças na educação, que deve acompanhar as mudanças da sociedade contemporânea.
Para aplicar metodologias ativas em seu ensino, existem várias estratégias de ensino-aprendizagem. Entre elas, podemos citar:
- Problem-based learning (PBL): trata-se da educação problematizadora, que visa uma aprendizagem baseada na reflexão e solução de problemas;
- Team-based learning (TBL): esta, por sua vez, trata-se de uma aprendizagem realizada em equipe;
- Círculos de cultura e debate;
- Realização de autoavaliações, com o intuito de promover reflexão;
- Sala de aula invertida;
- Gamificação: diz respeito à utilização de elementos de game em situações de aprendizagem, aumentando o engajamento dos alunos;
- Ensino híbrido: mesclando os modos de ensino online e offline, a modalidade híbrida prepara para a integração tecnológica do currículo escolar, tornando as aulas mais dinâmicas e flexíveis.
As metodologias ativas vêm para se adaptar à nova geração de nativos digitais, que aprendem através de uma lógica não-linear - diferente daquela utilizada pelas metodologias tradicionais.
A vastidão de informações disponíveis para o jovem dentro de seus aparelhos eletrônicos gera mais possibilidades de via de ensino. Então por que manter um mesmo método passivo que impossibilita a abertura que este mesmo jovem possui fora do ambiente escolar?
Colégio Ápicys
Por isso, as escolas necessitam de metodologias e estratégias que sejam mais eficientes para formação do indivíduo, proporcionando o desenvolvimento integral de seus alunos. E o Colégio Ápicys oferece!
O Colégio Ápicys é um colégio bilíngue baseado nos pilares da UNESCO, na metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) e na BNCC e seu programa socioemocional tem por objetivo melhorar o desempenho acadêmico e social dos alunos, oferecendo educação infantil, ensino fundamental e ensino médio em Bragança Paulista.
Entre em contato conosco através dos números (11) 4035-0003 / 96909-9903 ou pelo e-mail secretaria@colegioapicys.com.br e matricule seu filho já!