O que é
A Educação Maker, termo que vem do inglês fazer, é uma metodologia ativa de ensino que prioriza o aprendizado prático e experimental do conhecimento, tornando o ensino mais rico e criativo.
Baseada na ideia de realizar com as próprias mãos (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo), a Educação Maker valoriza a autonomia do indivíduo em formação e sua forma de lidar com tentativas falhas e assertivas. Por isso, esta metodologia salienta os meios de ensino, que são explorados pelo aluno em meio às suas tomadas de decisões próprias.
Vantagens e benefícios
Ao colocar a criança ou adolescente como protagonista no processo de aprendizagem e criação, a Educação Maker parte de uma cultura já aplicada em diversas escolas que valorizam a forma ativa de aprendizado para além do consumo tradicional e passivo de informações.
Entre os diferentes tipos de assimilação de conhecimento, a metodologia Maker visa estimular o tipo de aprendizado cinestésico, em que aprende-se fazendo, ou seja, através de experiências e atividades.
Contudo, não podemos afirmar que todos os indivíduos aprendem melhor dessa maneira. Por isso, para os pais, a melhor forma de orientar esta escolha vem através da testagem dos diferentes tipos de aprendizado. Entre tais, estão o aprendizado visual, o aprendizado auditivo e o aprendizado cinestésico.
Ainda diante disto, a Educação Maker oferece outros benefícios que tornam a metodologia rica quanto aos seus resultados. Além do incentivo à autonomia, ela também:
. Prepara o indivíduo em formação para a realidade e os desafios diários;
. Ajuda a desenvolver e enriquecer o pensamento crítico;
. Relaciona a teoria com a prática, dando perspectiva e significado aos assuntos trabalhados;
. Contribui para futuras atividades práticas e dinâmicas na vida profissional e pessoal.
Com isto, o aluno desenvolve não só habilidades de estudo, como também habilidades técnicas que serão aproveitadas em outras áreas de sua vida.
Como é aplicada
Existem diferentes formas de se trabalhar a metodologia. O importante é que haja o envolvimento prático dos que estão aprendendo, logo, diferentes atividades dinâmicas podem ser utilizadas para gerar um aprendizado Faça Você Mesmo. À exemplo, podemos pensar em:
. Feiras acadêmicas, em que os alunos apresentem, de forma empírica, conhecimentos adquiridos teoricamente;
. Inserção da tecnologia, tendo em vista seu aperfeiçoamento e sua crescente demanda atualmente, em que desenvolvemos a maior parte de nossos trabalhos e estudos através de seu uso;
. Trabalhos em grupo, incentivando a assimilação de conhecimentos e a observação por diferentes perspectivas, além da interação com outros indivíduos no desenvolvimento de projetos e da noção de compromisso.
Expandindo o conhecimento
Para a Educação Maker, também valoriza-se o aprendizado em línguas estrangeiras, principalmente do inglês, já que é uma demanda em constante crescimento na sociedade, tanto na área profissional como também na educacional, de pesquisa e mesmo na social.
Colégio Ápicys
Por isso, tendo em vista os diversos benefícios trazidos pela metodologia, o Colégio Ápicys aplica a Educação Maker e a utiliza através da robótica educacional em seus espaços de ensino.
Além disso, o Ápicys é também um colégio bilíngue baseado nos pilares da UNESCO, na metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Ainda, possui um programa Socioemocional que tem por objetivo melhorar o desempenho acadêmico e social dos alunos através do ensino de habilidades socioemocionais, aplicado pelos professores aos estudantes.
O Colégio Ápicys oferece educação infantil, ensino fundamental e ensino médio em Bragança Paulista, e busca sua constante atualização na formação educacional.
Entre em contato conosco através dos números (11) 4035-0003 / 96909-9903 ou pelo e-mail secretaria@colegioapicys.com.br e matricule seu filho já!